quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Telemarketing para André

por André Cintra

Eram sete e trinta e quatro da manhã, quando o telefone de André tocou. Ele pensou que alguém fosse atender, mas não havia ninguém em casa. Então, ele pensou que o telefone fosse parar de tocar, mas o assunto devia ser realmente importante: quem estava do outro lado da linha não desistiu. Por isso, André atendeu no décimo oitavo toque.

Para grande surpresa dele, ao atender ouviu sinais de chamada, como se ele mesmo tivesse ligado para alguém: “tu... tu... tu...”. Uma moça disse, em sua pressa: “Espere um instante que já poderei falar com o senhor!” Não pergunte por que André não desligou diante de tamanho desaforo. Talvez tenha sido o sono, talvez tenha sido pelo medo de que tornassem a ligar, e talvez tenha sido mera curiosidade masoquista. Não sei. Ele continuou na linha. E depois de trinta segundos, uma voz automática lhe disse (aqui, ele pensou: por que uma máquina tem que esperar trinta segundos para falar? Ela estava ocupada, falando com outra pessoa?):

- Se tiver sido acordado por esta ligação, digite 1. Se já estava acordado antes desta ligação, digite 2.

- 1.

- Por que estava dormindo a uma hora dessas? Fale pausadamente para que nosso computador reconheça o motivo.

- Porque fui dormir tarde.

- Para não fazer alarde?

- Não. Porque fui dormir tarde!

- Se o senhor não queria fazer alarde por estar com peso na consciência, digite 1. Se o senhor não queria fazer alarde porque é tímido, digite 2. Se quiser falar com uma de nossas atendentes, aguarde, que em instantes iremos atendê-lo.

André esperou. Há certos momentos em que nada pode ser mais reconfortante do que uma voz humana. É por isso que ele esperou por sete minutos, e sequer sentiu vontade de voltar a dormir.

- Bom dia, senhor. Em que posso ajudar?

- Não sei. Foi você que me ligou.

- Eu não liguei para o senhor, não!

- Então foi sua empresa.

- Sim, nós ligamos. Ligamos porque o senhor precisa de ajuda.

- Como você sabe?

- Isso não consta no sistema, senhor. Preciso primeiro lhe fazer algumas perguntas. Como é seu penteado?

- Deixo a parte da frente do cabelo um pouco para cima. Nada muito acintoso.

- Você usa gel?

- Isso é segredo.

- Você prefere andar de chinelo ou de tênis?

- Chinelo para pequenas distâncias. Tênis para as longas.

- Usa bastante o Twitter?

- Para o trabalho, principalmente.

- Entendi. Agora sabemos como ajudá-lo. Aguarde a próxima ligação. Tenha uma boa tarde e passe bem.

“tu, tu, tu, tu, tu...” André ouviu o telefone emitir sons de ocupado por um longo tempo antes de desligar. Mas agora estava satisfeito, pois sabia que poderia ser ajudado.

Um comentário:

Graziela Lavezo disse...

jesus christ!!!